BOOKS
Dona Ivone Lara – Sorriso Negro. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2021
Em 1981, Dona Ivone Lara lançou seu terceiro álbum solo, Sorriso negro, que representou uma grande virada em sua carreira. Com produção e direção artística do jornalista Sérgio Cabral e arranjos e regências de Rosinha de Valença, o disco conta com participações de grandes nomes como Maria Bethânia, Jorge Ben Jor e Jorge Aragão. Neste livro do disco, a jornalista e pesquisadora Mila Burns mostra como o álbum, com canções sobre liberdade, orgulho negro e empoderamento feminino, refletia as mudanças fundamentais que inundavam o Brasil nos anos finais da ditadura militar. O livro traz ainda depoimentos de quem acompanhou a carreira de Dona Ivone ao longo dos anos, como Bira Presidente e Hermínio Bello de Carvalho, além de admiradores de sua obra, como Leci Brandão, Mart’nália e Pretinho da Serrinha, entre outros.
Dona Ivone Lara’s Sorriso Negro. New York: Bloomsbury Academic, 2019
More than simply a paragon of Brazilian samba, Dona (Lady) Ivone Lara’s 1981 Sorriso Negro (translated to Black Smile) is an album deeply embedded in the political and social tensions of its time. Released less than two years after the Brazilian military dictatorship approved the Lei de Anistia (the “Opening” that put Brazil on a path toward democratic governance), Sorriso Negro reflects the seminal shifts occurring within Brazilian society as former exiles reinforced notions of civil rights and feminist thought in a nation under the iron hand of a military dictatorship that had been in place since 1964. By looking at one of the most important samba albums ever recorded (and one that also happened to be authored by a black woman), Mila Burns explores the pathbreaking career of Dona Ivone Lara, tracing the ways in which she navigated the tense gender and race relations of the samba universe to ultimately conquer the masculine world of samba composers.
Nasci Para Sonhar e Cantar: D. Ivone Lara – a Mulher no Samba. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2009
Responsável por algumas das mais belas canções batucadas Brasil afora, como Sonho meu e Alguém me avisou, Dona Ivone Lara é figura central da música popular brasileira. Primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, sua trajetória se confunde com a história do próprio ritmo. Em Nasci para sonhar e cantar, Mila Burns faz um estudo antropológico, de gênero e raça, sobre a vida e carreira da cantora e letrista. A proposta do livro, além de contar a carreira de Dona Ivone Lara, é contextualizar a presença das mulheres, compositoras especialmente, na música popular brasileira, e que tipo de adversidades e preconceitos elas tiveram de superar. O livro nasceu como tese de mestrado em Antropologia da autora.
OTHER SELECTED PUBLICATIONS
“Dictatorship Across Borders: The Brazilian Influence on the Overthrow of Salvador Allende,” Revista Estudios de Seguridad y Defensa, Departamento de Investigación de la Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos de Chile, Number 3, July, 2014
“A dona da voz e a voz da dona: a trajetória de Dona Ivone Lara” in: Velho, Gilberto (org.), Rio de
Janeiro: cultura, política e conflito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007: 108-127
Janny Scott, Uma Mulher Singular: a História Desconhecida da Mãe de Barack Obama. Record: 2012. Translation from the original book, A Singular Woman: The Untold Story of Barack
Obama’s Mother. Riverhead Books: 2011
Guia do MoMA: 350 obras do Museu de Arte Moderna. Translation from the original book MoMA,
Highlights: 350 works from the Museum of Modern Art. MoMA Publications: 2013
PRESS



Istoé Gente – Livro refaz a trajetória de Dona Ivone Lara em universo machista do samba
Paraná Online – A força da mulher na música brasileira
Bom de Humor – O sonho de Dona Ivone Lara
Rio de Janeiro: cultura, política e conflito – Jorge Zahar Editor.