Publications

BOOKS

Screen Shot 2021-04-16 at 10.42.33 AMDona Ivone Lara – Sorriso Negro. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2021

Em 1981, Dona Ivone Lara lançou seu terceiro álbum solo, Sorriso negro, que representou uma grande virada em sua carreira. Com produção e direção artística do jornalista Sérgio Cabral e arranjos e regências de Rosinha de Valença, o disco conta com participações de grandes nomes como Maria Bethânia, Jorge Ben Jor e Jorge Aragão. Neste livro do disco, a jornalista e pesquisadora Mila Burns mostra como o álbum, com canções sobre liberdade, orgulho negro e empoderamento feminino, refletia as mudanças fundamentais que inundavam o Brasil nos anos finais da ditadura militar. O livro traz ainda depoimentos de quem acompanhou a carreira de Dona Ivone ao longo dos anos, como Bira Presidente e Hermínio Bello de Carvalho, além de admiradores de sua obra, como Leci Brandão, Mart’nália e Pretinho da Serrinha, entre outros.

Cover_SorrisoNegroDona Ivone Lara’s Sorriso Negro. New York: Bloomsbury Academic, 2019

More than simply a paragon of Brazilian samba, Dona (Lady) Ivone Lara’s 1981 Sorriso Negro (translated to Black Smile) is an album deeply embedded in the political and social tensions of its time. Released less than two years after the Brazilian military dictatorship approved the Lei de Anistia (the “Opening” that put Brazil on a path toward democratic governance), Sorriso Negro reflects the seminal shifts occurring within Brazilian society as former exiles reinforced notions of civil rights and feminist thought in a nation under the iron hand of a military dictatorship that had been in place since 1964. By looking at one of the most important samba albums ever recorded (and one that also happened to be authored by a black woman), Mila Burns explores the pathbreaking career of Dona Ivone Lara, tracing the ways in which she navigated the tense gender and race relations of the samba universe to ultimately conquer the masculine world of samba composers.

capa_nasci

Nasci Para Sonhar e Cantar: D. Ivone Lara – a Mulher no Samba. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2009

Responsável por algumas das mais belas canções batucadas Brasil afora, como Sonho meu e Alguém me avisou, Dona Ivone Lara é figura central da música popular brasileira. Primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, sua trajetória se confunde com a história do próprio ritmo. Em Nasci para sonhar e cantar, Mila Burns faz um estudo antropológico, de gênero e raça, sobre a vida e carreira da cantora e letrista. A proposta do livro, além de contar a carreira de Dona Ivone Lara, é contextualizar a presença das mulheres, compositoras especialmente, na música popular brasileira, e que tipo de adversidades e preconceitos elas tiveram de superar. O livro nasceu como tese de mestrado em Antropologia da autora.

OTHER SELECTED PUBLICATIONS

“Lara, Dona Ivone” Grove Music Online, Oxford University Press. February 2024

“The Coup in Chile, 50 Years Later,” Washington Brazil Office, September 2023.

“Amnesty in Brazil: Recompense after Repression, 1895–2010 by Ann M. Schneider (review),” Luso-Brazilian Review, University of Wisconsin Press, Volume 60, Number 1, 2023, pp. E7-E9

Review of Margarita Fajardo’s The World That Latin America Created: the United Nations Economic Commission for Latin America in the Development Era, H-Diplo. Forthcoming.

“Oriente” in: Oliveira, Ana de (editor), Gilberto Gil: Expresso 2222 (São Paulo: Iyá Omin, 2022)

Review of Roberto Simon’s O Brasil Contra a Democracia, Hispanic American Historical Review. Volume 102, Number 2, May 2022.

“Resistência pela existência: Dona Ivone Lara, Sorriso Negro e ativismos nos últimos anos da ditadura brasileira,” The Latin Americanist, Volume 64, Number 1, March 2020, pp. 46-61.

“Onze de Setembro: Brazilian Narratives of the 1973 Coup in Chile,” Memoria del 56º Congreso Internacional de Americanistas: Historia y patrimonio cultural, 2018: 1659-1679.

“Ditadura tipo exportação: a diplomacia brasileira e a queda de Salvador Allende,” Dossiê Autoritarismos e Conservadorismos Políticos (Especial), Revista História e Cultura, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Volume 5, Number 3. December, 2016: 175-198

“El Modelo Brasileño: la Influencia de Roberto Campos y Câmara Canto en la Dictadura Chilena,” Nuevo Mundo, Mundos Nuevos [Online], Debates, Online since 10 October 2016

Terms of Inclusion: Black Intellectuals in Twentieth-Century Brazil, by Paulina L. Alberto (review): “The Nuances of Brazilian Intellectualism,” The Graduate Center Advocate, Fall 2014, Vol. 26, No. 1.

“Dictatorship Across Borders: The Brazilian Influence on the Overthrow of Salvador Allende,” Revista Estudios de Seguridad y Defensa, Departamento de Investigación de la Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos de Chile, Number 3, July, 2014

“A dona da voz e a voz da dona: a trajetória de Dona Ivone Lara” in: Velho, Gilberto (org.), Rio de
Janeiro: cultura, política e conflito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007: 108-127

Janny Scott, Uma Mulher Singular: a História Desconhecida da Mãe de Barack Obama. Record: 2012. Translation from the original book, A Singular Woman: The Untold Story of Barack
Obama’s Mother. Riverhead Books: 2011

Guia do MoMA: 350 obras do Museu de Arte Moderna. Translation from the original book MoMA,
Highlights: 350 works from the Museum of Modern Art. MoMA Publications: 2013

PRESS

Nota sobre o livro publicada na revista Tam nas Nuvens de fevereiro
Reportagem sobre “Nasci para sonhar e cantar”, publicada em O Estado de S. Paulo
Reportagem sobre “Nasci para sonhar e cantar” publicada no Jornal da Tarde

Istoé Gente – Livro refaz a trajetória de Dona Ivone Lara em universo machista do samba

Jornal do Brasil

Paraná Online – A força da mulher na música brasileira

Hora Sonora

Agenda do Samba e do Choro

Blog Marcelo Moutinho

Blog Passarela – Revista Veja

Bom de Humor – O sonho de Dona Ivone Lara

Blog O couro do cabrito

Blog Vacatussa

Rio de Janeiro: cultura, política e conflito – Jorge Zahar Editor.

Resenhas Brasil

Kitabu

Etnográfica